A trama da Camila foi definida baseada num lance de sorte do jogador em um teste de reação |
O jogador ou o Mestre rolam três dados e comparam seu resultado a uma tabela para definir a reação do NPC sobre o que foi dito ou feito.
Tabela encontrada na página 180 do livro básico de Yoshiro RPG |
Esse sistema de reações aleatórias foi uma das coisas legais que as regras desse RPG possuem. Tanto, que é comum serem usados em personagens jogadores para que os mesmos sejam forçados a interpretar atitudes de seu personagem. Por exemplo, imagina que o personagem jogador não quer aceitar as indiretas de uma garota bonita que apareceu na história. Dependendo do xaveco dela, é bem comum usarem o teste de reação para ver se o personagem do jogador "cederá".
É claro que não é porque uma pessoa não quer algo, que ela não pense em mudar de opinião a partir de várias tentativas. E é aqui que os testes de reações se encaixam; Eu mesmo, numa campanha quando coloquei a Camila para conversar com o personagem de um amigo meu cujo pelo ritmo da conversa, levaram pela reação nos dados a minha menina a beijá-lo (fato que tornou esse personagem canônico na campanha... leia mais sobre Alfredo para mais detalhes!).
E um jogo que envolve interpretação e um ambiente entre jovens adolescentes... a sedução e a paixão são muito intensos. Não é atoa que a HQ do Yoshiro possui muito romantismo, como também sua saga descrita no livro básico de RPG!
Eu até escrevi uma postagem a respeito desse tema: Por que há muito conteúdo voltado para romances em Yoshiro?
Yoshiro tirando um resultado muito alto no seu teste de reação |
Para seduzir alguém, seriam necessários vários testes de reações... mas não é algo fixo. Ou seja, não precisa-se de cinco ou mais sucessos para pegar aquela garota que você está afim. Isso é muito algo relativo, as vezes, algo que o cara falou que deixou a moça tão empolgada que o lance seguinte se torna muito fácil. Por isso, o Mestre de jogo deve analisar cada frase ou ação e a partir disso, jogar um teste de reação. Se for positivo, mostra-se a reação dela... se for negativo, ela pode hesitar ou (por timidez) disfarçar... algo parecido com a vida real, o que é um dos sucessos do RPG do Yoshiro!
Devido ao que for dito, há bônus ou redutores que apimentam a situação. Que podem ser entre +1 a +3 (se ele falou algo que agradou a pessoa a ser xavecada) e -1 a -3 (se a pessoa odiou a ação do personagem ou o que foi dito). Esses bônus e redutores podem também ser usados em outras situações que não envolvam seduzir.
A sedução é usada como uma reação comum, mas há um porém. Alguns personagens podem ter a Capacidade Especial Resistência Contra Seduções, que faz automaticamente, qualquer "xaveco" receber uma penalidade de -4! O que significa que se a pessoa recebeu uma penalidade de -3 de uma pessoa com essa CE, a penalidade no resultado será de -7!
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