Personagens tanques são vigorosos lutadores que no campo de batalha, conseguem servem suportar dano pela equipe. Se o seu desejo é criar um personagem desse tipo, se ligue nas dicas desse artigo. Para começar, tanques são personagens combatentes e devem priorizar na distribuição de pontos de atributo, no caso, com PK 100, deixar com o maior número possível em Vigor.
Tanques apesar de serem fortes, seu atributo principal deve ser o Vigor, pois é dela que vem sua Resistência. Assim, o máximo que você pode adquirir no início de campanha, é Vigor 50, uma vez que é o máximo para personagens recém-construídos com a pontuação inicial (PK 100). O segundo maior atributo, deve ser a Força, é claro! Assim, você esmaga os inimigos com a força de seus punhos ou arma de corpo a corpo; Agilidade pode ser um número bem mais mesmo, afinal, tanques são personagens corpulentos e ... lentos!
Já a Potência, como personagens vigorosos não precisam usar poderes a longa distância, podemos colocar nenhum ponto aqui. Então, teremos Potência 0! (Sim, podemos não ter nenhum ponto de atributo. Eu já expliquei isso na postagem Distribuição de Atributos e pontos de vida.
Dicas para criar um personagem tanque
A primeira coisa além dos atributos que distribuiremos em nosso personagem, seria o seu Estilo. Qual o melhor Estilo para um personagem tanque? Na página 32 do livro básico de Yoshiro RPG, encontramos o que o personagem recebe de acordo com a forma de sua criatura interior. Escolha um Estilo que sua característica seja defensiva e/ou bem Resistente, como por exemplo, Tartaruga. A forma básica de Estilos Colossais ou Muito Resistentes, oferecem Resistência 10 contra ataques de corte, contusão e perfuração - e isso é bom demais para personagens que precisam suportar muito dano!
A Resistência ela não aumenta o Vigor do seu herói, mas sim, reduz o dano do ataque antes de verificar se o dano do ataque supera ou não, o Vigor do seu personagem. Se o personagem tem Vigor 50 e recebe os benefícios de um Estilo Gigante, Kraken ou Tartaruga, por exemplo, ele não terá Vigor 60 - mas, reduzirá sempre 10 pontos do ataque inimigo. Eu já expliquei melhor essa questão na postagem Regras de Resistência Elemental.
- Escolha um Estilo Colossal e muito Resistente *(Yoshiro RPG Livro básico pág.32)
- Nos atributos básicos, tenha Vigor como o maior Atributo chave, para em seguida, Força.
- Deixe a Agilidade com valor baixo e não coloque pontos em Potência.
Personagens combatentes são os que tanques se encaixam. Assim, será um lutador - recebendo mais pontos de vida em comparação com os demais personagens, mas não para por aí. Para uma melhor compreensão, vamos criar um personagem tanque. Ele será um kansariano do Estilo Tartaruga e receberá Resistência 10 em ataques que envolvam corte, contusão ou perfuração. Já na distribuição de meu personagem de Pk 100, eu fiz da seguinte forma:
- Força 35
- Vigor 50
- Agilidade 15
- Potência 0
- Pontos de vida iniciais: 185
- Ataque corpo a corpo: +3
- Ataque a distância: +1
- Bloqueio: +5
- Esquiva: +1
- Brutamontes: aumenta os pontos de vida em +50 (requisito: ter maior valor em Vigor)
- Resistente: aumenta os pontos de vida igual a metade do valor de PK (requisito: o mesmo de Brutamontes)
Assim, com a vantagem de criação e a de PK 100, sendo que ambas custam no total, 19 pontos. Teremos um acréscimo de 50 PVs + 50 PVs (METADE DO PK). Esta segunda vantagem é mais valiosa, já que todo ganho de PK, aumenta o PV em dobro. Ou seja, +2 PVs por PK durante a campanha, em vez de 1 como todo personagem normal.
Temos vantagens que aumentam o Bloqueio, caso você queira melhorar tal perícia.
As vantagem Arte Marcial e Alta Estatura (caso queira fazer um cara alto) em conjunto, aumentariam o Bloqueio do personagem em +2 se, a arte marcial escolhida fosse Karatê, Kung Fu, Judô ou Aikido. Então, no exemplo dos atributos acima, teria já de início, um personagem com Bloqueio +7. Somados, essas duas vantagens (que são de criação, portanto, não tem limite de compra) custariam + 14 pontos extras, mas vai de acordo com os desejos do jogador.
Independente dos poderes escolhidos, esta é a fórmula para se fazer um personagem tanque. Que comprando as duas vantagens (sem Artes Marciais e Alta Estatura), já estaria poderoso o suficiente para receber muita pancada. Veja:
- Força 35
- Vigor 50
- Agilidade 15
- Potência 0
- Pontos de vida iniciais: 285
- Ataque corpo a corpo: +3
- Ataque a distância: +1
- Bloqueio: +5
- Esquiva: +1
Um bom poder que recomendaria no começo, seria Escudo de PK e Armadura. Que infelizmente, para possuir ambos, seriam necessários gastar o mínimo de pontos para ter Disparo de PK - que é seu requisito. Mas há muitos outros poderes bons, mas isso, vai de como você quer fazer seu personagem!
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