Bloqueando ataques que são direcionados ao seus aliados - Suporte Yoshiro RPG


Não escrevi com detalhes essa parte no livro básico de Yoshiro RPG porque acredito que seja autoexplicativo. Mas, segundo as regras, você pode SIM, optar em bloquear o ataque que originalmente está direcionado ao seu aliado, protegendo-o. Porém, segue alguns requisitos:

  • Você não pode ter tido sua vez de agir/atacar naquela rodada.
  • Você deve ter meios de conseguir chegar em distância corpo a corpo de quem quer proteger.
Os kansarianos são seres muito rápidos e por isso, grandes distâncias são atingidas em poucos segundos. Então, personagens que estejam dezenas de metros de distância podem se encontrar no mesmo turno. Caso a distância ou variáveis que o impeçam de chegar a tempo para bloquear o ataque que está direcionado a um amigo, o impedem de que o mesmo tenha sucesso.

Caso o mestre de Estilo cumpra tais requisitos, seu valor de Bloqueio será usado no lugar do seu aliado. O que significa que o mesmo evitará na maioria das ocasiões que seu amigo receba dano ou efeito (a menos que o ataque/ação tenha extensões ou meios que atinjam ambos!) Se o ataque superar o seu bloqueio, você recebe todos os danos. Essa ação de bloquear ataques alheios impede automaticamente de seu personagem agir naquela rodada, uma vez que você usou sua ação para proteger um aliado.

Eu posso atacar para proteger?
Se sua intenção é atacar o oponente com um ataque a distância (para desviar um projétil ou acertar em cheio algum agressor que atenta contra seu parceiro) é válido. Desde que você não tenha agido naquela rodada e entenda que esta ação, encerrará suas atividades neste momento. Em regras, o valor de Bloqueio+10 que seria usado é trocado pelo Ataque corpo a corpo ou Ataque a distância +10. O jogador não rola os dados.

A diferença de agredir um inimigo que atenta contra um aliado é que dependendo da situação, um deles receberá o dano. Algum dos dois receberá as penalidades do ataque do inimigo, mas vai depender da ação e de como foram os ataques. O jogador tentou ir para cima de um inimigo que estava prestes a acertar seu amigo e pode, por exemplo, defendê-lo tomando dano em seu lugar, ou pode, mesmo em distância corpo a corpo, não conseguir impedir que seu aliado sofra dano. Isso dependerá do Mestre do jogo e de como se procedeu toda a situação.

Uma Capacidade Especial boa para quem quer proteger seus amigos
Na página 38 do livro básico de Yoshiro RPG, encontramos a vantagem Defensor. Que permite bloquear um ataque direcionado a um oponente. Só que com a vantagem de fazê-lo mesmo já tendo agido naquela rodada. Além do mais, com esta vantagem que custa notórios 5 pontos de experiência, o personagem não perde sua ação ao proteger um aliado. Porém, ao utilizá-la, deverá esperar duas rodadas para usá-la novamente.

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