Nova regra para ferir personagens com Vigor muito alto!


Esta será uma das novas regras que serão apresentadas no suplemento Manual de Complemento, como o próprio nome diz, complementará o Livro Básico, além de, é claro, trazer regras novas. Esta é uma que acredito ser uma das mais importantes do jogo, uma vez que permite personagens muito resistentes serem feridos por personagens mais fracos.

Sabemos que em Yoshiro RPG, temos personagens com Vigor muito alto - o que pode ser problema para alguns adversários, uma vez que para remover pontos de vida dos alvos aqui, é necessário causar dano o suficiente para ultrapassar o atributo Vigor do inimigo! Apesar de acertos decisivos permitirem que kansarianos bem mais fracos retirem PVs de adversários muito resistentes, isso nem sempre ocorre.

A nova regra funciona da seguinte maneira: toda vez que um personagem atingir seu inimigo (tendo sucesso no ataque corpo a corpo ou a distância) e NÃO CONSEGUIR REMOVER PONTOS DE VIDA (devido a um Vigor muito alto), para aquele personagem que acertou o golpe, o alvo terá a partir daquele ataque uma penalidade de Vigor-10 (cumulativo). Isso permite que mesmo sem poder o suficiente, o personagem que insista na luta, consiga ter uma chance. Cada ataque bem-sucedido sem remover PVs sempre acrescentarão -10 no Vigor do alvo. Essa penalidade é individual! Se o alvo receber esse castigo de um personagem, ao ser atingido por outro, seu atributo será o padrão.

Só que há um porém: toda vez que o personagem que aproveitando-se da penalidade de Vigor-10 para cada ataque bem-sucedido sem dano e remover pontos de vida com o mesmo, essa penalidade perde 10. Ou seja, se o alvo atingiu o alvo duas vezes sem causar dano e com isso, em sua terceira tentativa obter sucesso graças a um Vigor-20, em seu próximo ataque o alvo terá Vigor-10.

OBS: em jogadas de counter, caso o personagem tenha sucesso e afaste um inimigo e não cause dano devido a um Vigor altíssimo, essa penalidade é aplicada - uma vez que jogadas de counter pelas regras, são consideradas ataques a curta ou a longa distância bem-sucedidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário