Para ajudar os Mestres de RPG, desenvolvi um material que permite criar kansarianos muito mais rapidamente para as campanhas. Tal material (que está em arquivo .pdf) pode ser baixado clicando aqui.
Porém, assumo que o material já foi revisado e uma versão corrigida do mesmo está no suplemento Yoshiro RPG Manual de complemento, um livro que como o nome já diz, complementa as coisas que apresentamos no livro básico.
2ªmétodo
Apesar de suas regras apresentarem atributos fixos e calculados para as três "classes" de personagem (combatente, versátil e atirador). Apresento-lhes uma nova proposta: Em vez de copiar uma ficha fixa, que tal você criar uma usando como base, a média dos atributos de todos os personagens do seu grupo de jogo?
Após chegar na média, o chamaremos de valor básico. E o que fazemos com ele? Modificamos. Adicionamos e reservamos adversários formidáveis em poucos minutos. Ou seja, se temos quatro pessoas no grupo, pegamos o valor de atributos e o PK dos personagens, somamos tudo e depois dividimos por quatro.
É claro que a média dos atributos de todos não significará que eles serão fortes. O que fará você turbinar da sua maneira o PK e os atributos, tendo que calcular os pontos de vida e os valores de ataque e defesa. Porém, só usará os limites de proezas para defini-las. Um método que ao meu ver, também poupará muito tempo e garantirá tempo para preparar a aventura.
Como mestre de Yoshiro RPG, vi com meus próprios olhos que não é uma boa ideia usar as mesmas regras de construção de personagens para NPCs, já que poupa muito tempo para criar a história que quero passar para meus jogadores. Para uma explicação mais detalhada, imagina que meu grupo tenha dois combatentes e um versátil. Veja abaixo:
Combatente 1: PK 140; Força 50, Agilidade 30, Vigor 40, Potência 20.
Combatente 2: PK 110: Força 40, Agilidade 20, Vigor 50, Potência 0.
Versátil: PK 155; Força 45, Agilidade 35, Vigor 30, Potência 45.
Somando todos os atributos, o valor médio seria: PK 135: Força 45, Agilidade 29, Vigor 40, Potência 22.
Mesmo tendo que calcular novamente todos os valores de combate e pontos de vida. A verdadeira mágica entra agora: se você quer usar um atirador, ponha mais pontos em Potência e Agilidade. Aqui, temos um valor médio que será turbinado com pontos extras que não haverão limites. Afinal, estamos criando um desafio. Por isso, recomendo que use esses valores para criar diferentes vilões ou combatentes. Caso você queira usar um capanga que será usado apenas para trocar uns tapas, use a versão básica desses valores médios colocando proezas básicas e pronto.
Mas, use o netbook que disponibilizei aqui no site para saber os limites de cada proeza.
Não importa a forma que você utilize para seus vilões e capangas. Estamos aqui para apresentar opções e que você se divirta com o nosso jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário