Ferreiros em Yoshiro RPG


Quando o sistema de Yoshiro RPG estava sendo construído, havia regras para perícias. Mas que foram descartadas da versão final por não combinarem com a proposta do jogo. Pensando em dar mais liberdade, mencionei que o jogador poderia usar o Autocontrole do personagem para fazer "testes de perícia" quando envolver algo relacionado a um conhecimento. Por ser um jogo sobre personagens adolescentes, não encontraríamos, por exemplo, um personagem com diploma em física. 

Mas se numa campanha envolvendo personagens mais velhos, alguém gostaria de fazer um personagem ferreiro - que é uma profissão muito respeitada na Estrada Dimensional. Vou dar uma pequena ideia de como adaptar esses tipos de personagens. Mas entenda que por causa das Armas Kansarianas ou de proezas como Invocar Arma, tornam o trabalho quase que inútil do jogador ferreiro, uma vez que armas criadas ou vindos de um projeto arcanis, não se desgastam.

Em regras, para ser um Ferreiro - você precisaria de uma Capacidade Especial.

Que tal, Ferreiro? Custaria apenas 3 pontos de experiência e permitiria com as ferramentas necessárias e horas de trabalho, uma boa ferramenta para combate. Não muito diferente das armas que podemos criar invocando-as, mas aqui, elas são reais e podem lhe render uma grana. Você pode usar como base o preço das armas no livro básico de RPG para vender para algum NPC ou até mesmo, algum membro do seu grupo de jogo.

Você poderá com a "habilidade do ferreiro", criar uma arma que causa +2 no dano, sendo que você seja bem sucedido em um teste de Autocontrole difícil (dificuldade =Autocontrole+15) . (Leia a postagem Rolando dados em Yoshiro RPG para mais detalhes)

Porém, as armas podem se desgastar com o tempo. Ou até quebrar através de uma falha crítica. Obrigando o ferreiro a consertá-la. Em regras, basta apenas no fim de todo o combate que tenha usado a arma, rolar dois dados, se tirar um valor 2, sua arma está fraca. Uma arma fraca, ao ser usada em combate, se o jogador na rolagem de 2 dados após um combate que a utilizou, tirar um número 4 ou menos, significa que a espada está quase partindo. Assim, seguimos o padrão, se tirar após o próximo combate um número 8 ou menos, a espada não pode ser mais usada - isso se nenhuma falha ou situação em combates anteriores não terem feito isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário