Sabemos que os RPGs de mesa só funcionam com 3, 4 ou mais pessoas. Já que é um jogo cooperativo de contar histórias. Porém, as vezes o fator "equipe" pode não estar presente e assim, termos apenas um jogador e um mestre. Se você se encontra nessa situação, vou dar minha opinião a respeito e também, sobre jogar com mais gente ao seu lado.
A grande coisa no jogos de RPG de mesa está em justamente, reunir amigos e juntos, trilharem um desafio proposto pelo Mestre de jogo. Em Yoshiro RPG não é diferente, apesar de que cada personagem pode seguir o seu caminho, todos eles fazem parte de uma equipe - onde terão que enfrentar inimigos em conjunto para o cumprimento de suas metas.
Já o jogo solo, isso morre.
Com um jogador e um mestre, teremos apenas um personagem e o fator equipe será dividido apenas com NPC's. O que não é ruim ao meu ver - mas se torna um pouco diferente. Fazer a jornada com um único personagem pode ser bem interessante. Sei que isso perde um pouco a competitividade da equipe, mas o jogo flui da mesma maneira. Me lembro de uma aventura que mestrei para o meu gêmeo no domingo, que envolvia uma missão na Terra e um grupo de vilões na casa branca. Naquela campanha, eu estava controlando o Yoshiro e me lembro dele fugir correndo pela área presidencial com um helicóptero querendo ceifá-lo.
O número maior de pessoas estende as possibilidades. Mas não quer dizer que será um JOGO MELHOR ou PIOR do que jogando sozinho. Para uma boa partida de Yoshiro RPG, é necessário apenas muita imaginação e conhecimento das regras - e COMO JÁ ME DIVERTI.
Nas páginas do livro básico, coloquei uma regra que oferece pontos de experiência extra a jogadores que trabalhem melhor nos seus backgrounds. Ou seja, por eles serem mais criativos, mais xp ganham, apenas de que, isso não aumentará o seu poder - mas é uma recompensa pela imaginação do jogador. Para uma boa partida de Yoshiro ou qualquer outro RPG será preciso apenas:
- Jogadores dispostos a interpretar (de verdade) um personagem
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