Há como jogar Yoshiro RPG com dois jogadores?


Sabemos que os RPGs de mesa só funcionam com 3, 4 ou mais pessoas. Já que é um jogo cooperativo de contar histórias. Porém, as vezes o fator "equipe" pode não estar presente e assim, termos apenas um jogador e um mestre. Se você se encontra nessa situação, vou dar minha opinião a respeito e também, sobre jogar com mais gente ao seu lado.

A grande coisa no jogos de RPG de mesa está em justamente, reunir amigos e juntos, trilharem um desafio proposto pelo Mestre de jogo. Em Yoshiro RPG não é diferente, apesar de que cada personagem pode seguir o seu caminho, todos eles fazem parte de uma equipe - onde terão que enfrentar inimigos em conjunto para o cumprimento de suas metas.

Já o jogo solo, isso morre. 

Com um jogador e um mestre, teremos apenas um personagem e o fator equipe será dividido apenas com NPC's. O que não é ruim ao meu ver - mas se torna um pouco diferente. Fazer a jornada com um único personagem pode ser bem interessante. Sei que isso perde um pouco a competitividade da equipe, mas o jogo flui da mesma maneira. Me lembro de uma aventura que mestrei para o meu gêmeo no domingo, que envolvia uma missão na Terra e um grupo de vilões na casa branca. Naquela campanha, eu estava controlando o Yoshiro e me lembro dele fugir correndo pela área presidencial com um helicóptero querendo ceifá-lo.

O número maior de pessoas estende as possibilidades. Mas não quer dizer que será um JOGO MELHOR ou PIOR do que jogando sozinho. Para uma boa partida de Yoshiro RPG, é necessário apenas muita imaginação e conhecimento das regras - e COMO JÁ ME DIVERTI. 

Nas páginas do livro básico, coloquei uma regra que oferece pontos de experiência extra a jogadores que trabalhem melhor nos seus backgrounds. Ou seja, por eles serem mais criativos, mais xp ganham, apenas de que, isso não aumentará o seu poder - mas é uma recompensa pela imaginação do jogador. Para uma boa partida de Yoshiro ou qualquer outro RPG será preciso apenas:

  • Jogadores dispostos a interpretar (de verdade) um personagem
Não há mestre de jogo que não crie uma trama épica (mesmo que por improviso) quando os jogadores estão empenhados em trazer à tona seus personagens. O que significa que se você está com um amigo e não apareceu ninguém pra jogar, joguem vocês dois! Para te falar, muita coisa do cenário de Yoshiro nasceu jogando "solo".

A sacerdotisa guardiã Ayami é um exemplo disso.

Na época eu tinha feito apenas um traço do rosto dela imaginando como ela seria. A aventura que mestrei apenas com meu primo jogando, teve o encontro com a personagem, que na medida do improviso, foi me fazendo dar automaticamente a personalidade a ela. Principalmente, pelo gosto de batatas fritas e por seu amor por jogos eletrônicos. Nesta aventura, CHEGUEI A MESTRAR UMA LUTA INTEIRA DE THE KING OF FIGHTERS 97 quando meu primo, quase que inesperado venceu na sorte com uma rasteira com o personagem Robert Garcia.

Você mestrou todo um combate de um jogo de fliperama? Sim! 

A mente humana e as capacidades do RPG são maiores do que qualquer outra coisa. A imaginação é mais incrível do que se pensa, por isso, não importa se tem uma pessoa jogando com você. Faça para que ela tenha uma grande aventura, cujo vocês vão contar mesmo depois de décadas. 

Para mim, não há satisfação maior quando as pessoas jogam o meu jogo e criam suas próprias tramas no mundo que desenvolvi. Por isso, joguem bastante e se não houver alguém pra jogar com você, me convidem! Mas não seja como um amigo que desistiu por achar que eu "sabia de tudo". :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário