Essa postagem visa esclarecer possíveis dúvidas em relação ao combate.
No artigo Rolando dados em Yoshiro RPG, expliquei sobre todos os tipos de testes, incluindo testes de ataque em combate. Como o nosso jogo utiliza-se de combates 100% narrativos, achei que deveria sobre deslocar e atacar, já que alguém pode ter dúvidas.
Os kansarianos podem se deslocar até o inimigo e realizar um ataque, no mesmo turno - isso, desde que o mesmo consiga chegar até o mesmo. Para isso, o mestre deve definir quantos metros o personagem está de distância. A velocidade dos kansarianos no jogo é medida em metros/segundo. Na página 34 do livro básico, explica-se que o limite em metros por segundo do personagem é igual a sua Agilidade + Vigor/2 (arredondado para cima). Assim, se ele conseguir chegar em um segundo ao seu oponente, poderá atacar, caso contrário, só irá se deslocar. Mas, isso se não houverem outros fatores que obrigam o kansariano que estará atacando, a se desviar de obstáculos ou passar por um terreno difícil.
Sobre o assunto, pedi a opinião para o ChatGPT e eis que me proveu de informações interessantes e que devem ser levados em conta pelo mestre de jogo. Não é que você tenha 200 m/s de velocidade, que vai conseguir atingir o oponente no mesmo turno.
Física do ambiente: Explique que mesmo personagens superpoderosos estão sujeitos às leis da física do ambiente em que estão. Isso significa que obstáculos como paredes, escombros, ou até mesmo mudanças bruscas de terreno podem afetar sua velocidade e capacidade de se deslocar rapidamente.
Limitações dos poderes: Mesmo que os personagens tenham superpoderes que lhes permitam alcançar altas velocidades, isso não significa que eles sejam invencíveis ou imunes a obstáculos. Eles podem ter que desacelerar ou contornar obstáculos para evitar danos ou perda de velocidade.
Estratégia e habilidade: Introduza a ideia de que a velocidade não é o único aspecto importante durante o deslocamento. Os personagens podem precisar usar estratégia e habilidade para navegar com eficiência através de obstáculos, escolhendo rotas alternativas ou utilizando seus poderes de forma criativa para superar os desafios.
Progressão do personagem: Você pode até mesmo incorporar a progressão do personagem através da capacidade de lidar melhor com obstáculos à medida que eles se tornam mais experientes ou desenvolvem novas habilidades. Isso adicionaria uma camada adicional de profundidade ao sistema de jogo.
Por isso, mestres, nesses casos - TENHAM BOM SENSO! Não vou criar uma regra específica para limitar essa situação, isso vai depender de coisas que a boa IA acabou de explicar acima. Não é que o seu personagem seja rápido, que ele vai chegar no objetivo em linha reta. Como em combates, o turno do personagem é de 1 segundo, se ele (mesmo com toda a situação imposta) conseguir chegar ao alvo, poderá rolar os dados para atacar.
REGRA OPCIONAL: Obstruir
Trate apenas como uma regra opcional. Ela permite o seguinte: se seu personagem ainda não agiu, toda vez que algum outro personagem no combate ir em direção a um aliado, se seu deslocamento permitir se aproximar e atacar o personagem, faça uma jogada de counter (Yoshiro RPG Livro básico p.178). Se você vencer, você countera o inimigo que receberá dano e talvez, outra consequência (dependendo do cenário, como foi o golpe... como ele caiu, etc.). Porém, ao utilizar esta tática, você abre mão de sua vez de atacar ou agir. Esta também só serve quando você percebe que seu inimigo está se dirigindo a outro aliado seu para aplicar UM ATAQUE CORPO A CORPO, forçando você a obstruir sua trajetória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário