Criando capangas kansarianos para sua mesa de Yoshiro RPG


Capangas são kansarianos que de alguma forma, servem a um vilão da aventura e que estão lá apenas para proporcionar alguns combates. No livro Manual de Complemento, apresentamos uma tabela atualizada com fichas quase prontas de Mestres de Estilo que vão do PK 100 ao 1000, sendo dividido seus atributos, tipo de personagem, Estilos, etc. Lá também possui uma tabela com uma lista de todas as vantagens do livro básico e de todos os poderes, cada um separado para sua própria categoria, contando com resumo, e seus limites. Uma versão menos atualizada foi disponibilizada em arquivo .pdf na postagem Como preparar fichas de adversários mais rapidamente.

Apesar de que vilões kansarianos seguem as mesmas regras dos personagens jogadores, entendemos que o Mestre pode passar muito tempo criando seus vilões, por isso, precisamos ao criar kansarianos mais "lights", encurtar certas etapas. Afinal, pouco importa de fato se as habilidades de um simples inimigo estão 100% corretas. Na página 58 do Yoshiro RPG - Manual de Complemento, é dito que o Mestre precise organizar apenas fichas com os atributos dos três tipos (Atirador, Versátil e Combatente) e organizar uma lista de poderes, afinal, pouco importaria se os kansarianos usados para enfrentarem os jogadores, compartilhassem as mesmas proezas.

Baseado nessa informação, estamos indo além. 

Você pode criar vilões e personagens como mini-chefes da maneira convencional ou até mesmo, como já falei na postagem sobre como preparar fichas de personagens mais rapidamente. Só que agora, um adendo: faça que capangas não precisem possuir Capacidades Especiais ou vantagens de Estilo, permanecendo apenas como os atributos disponibilizados no Manual de Complemento. Isso deixará os mesmos mais propensos a variedade,  já que ambos compartilham dos mesmos atributos e inserir uma vantagem ou poder dado por causa de um tipo de Estilo, o forçaria a criar mais fichas diferentes.

A ideia é que você numa aventura, escolha o PK dos capangas que irá criar. Pegue na tabela do Manual de Complemento, os atributos/PVs/Valores de ataque e defesa,etc. disponibilizados dos tres tipos de personagens e defina livremente quantos Atiradores terão, ou Combatentes, por exemplo. A ideia é usar uma mesma ficha para representar um capanga, ficha essa que não use Capacidades Especiais ou vantagens mais específicas, a menos que do nada, o Mestre dê uma Técnica Avançada S para um deles, por exemplo.

Capangas não precisam ser complexos, vilões sim.

Após separar três fichas dos personagens a serem utilizados, faça uma lista de proezas respeitando seus limites. Use o Manual de Complemento para ajudá-las. Assim, você poderá fazer que todos os personagens possam utilizar, sejam eles atiradores, versáteis ou combatentes. A ideia é oferecer uma gama de proezas com nível definido para serem utilizadas livremente por qualquer capanga, tendo seu nível de habilidade como limite (por exemplo, um personagem de PK 250 nunca teria Ataque Veloz +4).

Resumindo: capangas são livres para utilizar qualquer proezas que lhes és permitido. Tendo apenas que respeita o limite de seu próprio PK. Eles não teriam Capacidades Especiais, mas são ótimos para um uso maior de poderes, já que eles poderiam saber qualquer um (que lhes seria conveniente). O que pode não acontecer com os vilões, que teriam uma ficha mais dedicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário